Tendências para a gastronomia em 2019: saudável e sustentável

Tendências para a gastronomia em 2019: saudável e sustentável

Com 2019 chegando, é o momento certo para começar a pensar nas tendências gastronômicas que irão dominar os restaurantes no próximo ano. Ou seja: uma ótima oportunidade para entender quem será o seu cliente de amanhã e o que irá atender às necessidades e expectativas dele. Preparando assim seu negócio para todas elas!

Tendências da gastronomia: comer se tornou um estado de espírito

tendências da gastronomia

Imagem: Shutterstock


Quando observamos as tendências da gastronomia que circulam pelos restaurantes fica fácil perceber que tudo está relacionado à saúde e à sustentabilidade.
As pessoas querem agir de maneira mais responsável quando comem fora. Seja consigo mesmas ou com o meio ambiente. Elas se mostram preocupadas com o desperdício de alimento e com a procedência dos ingredientes utilizados nos pratos servidos. Além disso, também estão interessadas em apoiar a proteção da fauna e da flora. Sejam estas silvestres ou não.
E o mais importante: a maioria das pessoas evita contribuir com as mudanças climáticas ou com ações que prejudicam ou desperdiçam recursos naturais. Quando um empreendedor pensa da mesma maneira, ele já conquista espaço no mercado.

Alimentos crus e integrais

É preciso estar atento quanto à origem do ingrediente utilizado na preparação de um prato. De uma forma simples, trata-se de priorizar alimentos integrais e crus. Aqueles que são minimamente processados, refinados e manuseados. O que os torna mais próximos de sua forma natural.

tendências da gastronomia

Imagem: Shutterstock


A tendência é adotar alguns critérios no preparo do seu menu. Ingredientes fritos e processados ficam de fora. Enquanto frutas, legumes, açúcar não refinado, leite vegetal e alimentos crus estão entre os ingredientes permitidos. Porém, não se deixe enganar pelas grandes marcas e pelos produtos processados ​​que se dizem saudáveis.
Não é de agora que ter um estilo de vida saudável está na moda. E, ainda que a ideia não seja tão nova, ela continua a ser tendência na gastronomia. Por essa razão existe uma grande variedade de comida saudável disponível para a escolha do público. Então, é preciso saber inovar, testar, ser criativo, fazer descobertas.

Alimentos à base de plantas no geral

Para os amantes de todas as coisas verdes que querem levar o conceito adiante, os alimentos à base de plantas estão sempre dando o que falar. E no ano que está por vir ele não vai cessar. A tendência do veganismo e do vegetarianismo está crescendo por toda a parte. Fazendo parte até mesmo dos cardápios das principais redes de fast-food, como o McDonald’s. Porém não são apenas os hambúrgueres. Alternativas para o leite também estão em alta, como o leite de amêndoa e o já bastante conhecido leite de soja.
Os alimentos à base de plantas (assim como os integrais) também têm a vantagem adicional de acompanhar a tendência ambiental, que atualmente, como já sabemos, é um tema global .
E para aqueles que ainda acham que comer comida vegana é algo sem graça, repense, porque os chefs estão sendo cada vez dedicados e oferecendo pratos deliciosos!

Ingredientes mediterrânicos

Há muitas alternativas para se ter uma alimentação vegana. A cozinha mediterrânea está em alta e atrai muitas pessoas ao redor do mundo. Já foi provado que é uma das dietas mais saudáveis. O que leva esses ingredientes para bem mais além da sua região de origem, chegando às cozinhas de todo o mundo.

Bowls

tendências da gastronomia

Imagem: Shutterstock


Outra tendência da gastronomia mais recente é a comida em bowls, ou seja, em tigelas. Os bowls geralmente consistem em legumes, arroz, temperos, frango, carne, camarão e até mesmo frutas, sementes e iogurte. O conceito começou com o Poke Bowl havaiano, mas agora as tigelas estão ao alcance de qualquer variedade de comida. Sendo até mesmo oferecidas em self-services em que todas as variedades de opções estão disponíveis ao gosto do cliente.

Comida Artesanal

Cozinha artesanal é um termo que já faz parte da rotina de muitos chefs. Ter uma cozinha artesanal significa que o cuidado, a especialização e a qualidade dos ingredientes é uma prioridade fundamental.
A tendência decorre de uma demanda crescente entre os consumidores para saber mais sobre as origens dos alimentos. Além, é claro, do seu desejo de consumir ingredientes frescos e locais.
A variedade de alimentos e bebidas artesanais é ampla, desde sucos e cerveja até pães, todos feitos com ingredientes naturais e preparados de maneira tradicional.

O amor pelos sabores do Japão e da Coréia continua

Os sabores do Japão continuam a invadir o Ocidente, mas as opções agora são muito maiores. Os pratos doces e salgados (como mochis, dorayakis, sukiyakis e yakitoris) se apossam pouco a pouco dos restaurantes de comida japonesa e quem sabe de outros tipos de restaurantes também.
Os sabores da Coreia também começam a chegar com força. Kimchi (repolho fermentado), kombucha e churrascos coreanos deixaram de ser completos estranhos.
E se prestarmos atenção, as comidas coreana e japonesa combinam perfeitamente com a tendência geral, já que os pratos são, em sua maioria, bastante saudáveis.

tendências da gastronomia

Imagem: Shutterstock

Instagramável: tendência que afeta a gastronomia continua

Ser instagramável já deixou de ser tendência na gastronomia para fazer parte da rotina. Mas não poderíamos deixar de falar sobre isso já que muitos restaurantes ainda negligenciam esse aspecto. O Instagram contribuiu para uma revolução no mercado alimentício ao destacar um aspecto adicional da comida: o estilo e o design. As cores e o arranjo são tão importantes quanto o sabor de um prato. Portanto, é preciso pensar no resultado final.
O elemento Instagram tornou-se parte integrante de nossas vidas e algumas escolas de culinária estão até mesmo incluindo aulas de fotografia em seu currículo.

tendências da gastronomia

Imagem: Shutterstock


2019 será marcado pela tendência de uma alimentação saudável e consciente, além do consumo local e orgânico. Essas tendências deixa claro o desejo do público em cuidar do próprio corpo, mas também da natureza. Portanto, aproveite esse novo ano que está chegando para ter uma cozinha profissional que traga economia e que também cuide do meio ambiente.
Aposte no melhor e monte sua cozinha industrial completa com a Topema! Nossos pilares são a inovação, a redução de custos operacionais e a sustentabilidade na cozinha. Três elementos que são tendência hoje, mas que têm sido estudados e desenvolvidos por nós há anos no setor de cozinhas.