Compre Online Receba uma ligação

4 importantes considerações para o seu projeto de cozinha industrial

4 importantes considerações para o seu projeto de cozinha industrial

O consumidor atual está muito mais exigente. E mesmo que não tenha acesso direto aos bastidores, muito do que acontece longe do alcance dos olhos chegará até ele. Por isso, é importante ter um projeto de cozinha industrial muito bem planejado! Para que o estabelecimento possa atender às necessidades dos clientes, começando pela área de preparação da comida.

Vejamos a seguir as principais considerações que você deve ter em mente ao planejar seu projeto de cozinha industrial!

1. Um projeto de cozinha industrial com um fluxo de trabalho eficaz

Cozinhas profissionais são ambientes bem agitados. O segredo para uma operação bem organizada é manter um fluxo de trabalho adequado. Para obtê-lo, a primeira coisa a se considerar é se sua cozinha baseará seus serviços em um sistema com menu à la carte ou em um sistema self-service. Porque ambos são bem diferentes, e isso se reflete significativamente na distribuição do espaço de trabalho.

Cada um dos pedacinhos da cozinha ajudam a definir como será seu fluxo. Se ela funcionará bem ou não. Seja a área de preparação, de cozimento, de armazenamento, de lavagem, não importa. Até a localização das tomadas são relevantes. É preciso reservar o tempo necessário para organizar adequadamente cada um desses componentes no espaço, para assim facilitar e padronizar uma boa movimentação.

E sem nunca esquecer, claro, a maneira como o restaurante servirá a comida! Isso é o que garante a consistência dos processos e, consequentemente, o controle ideal para manter o negócio em pleno funcionamento!

Confira o blog em que falamos sobre os diferentes layouts de uma cozinha e entenda melhor como isso afeta seu funcionamento!

Além disso, é muito útil contar com o chef nessa hora, porque ele sem dúvida sabe como cada um dos detalhes afeta os procedimentos e operações. De qualquer forma, o ideal é entrar em contato com um especialista, ele terá todas as respostas para um projeto de cozinha industrial pensado para você!

2. Melhorar a eficiência geral

Cozinhas profissionais consomem uma grande quantidade de água, energia e gás. Garantir que exista uma gestão adequada desse consumo começa no projeto da sua cozinha industrial, por meio da escolha dos equipamentos. Assim como ao determinar quais serão os materiais que comporão as instalações. Tudo isso conta.

Mais uma vez te convidamos a ler nosso blog sobre como ter uma cozinha ecológica. Lá apresentamos equipamentos que consomem menos recursos, ou seja, que consomem menos água, energia e gás. Além de funcionarem com mais eficiência no geral.

Normalmente, a preparação e a refrigeração dos alimentos, por si só, representam cerca de 60% do uso total de energia. Então vale a pena conferir. Não só para economizar, mas para contribuir com a causa ambiental. Tão valorizada pelo consumidor atualmente!

3. Crescente preocupação com a segurança alimentar

Tão importante quanto o sabor dos pratos servidos aos clientes é se certificar de que esses alimentos estejam seguros e livres de contaminantes. E não apenas porque, caso contrário, seu estabelecimento enfrentará problemas judiciais e precisará pagar multas altas. Mas porque os clientes estão cada vez mais atentos e têm ao alcance das mãos formas muito eficientes de espalhar suas opiniões. As redes sociais são apenas um exemplo.

A reputação do seu restaurante está sempre em risco!

Um projeto de cozinha industrial que tem isso em mente pode tornar a rotina de higienização e conservação mais fácil futuramente. Existem equipamentos que facilitam a limpeza, assim como ferramentas que auxiliam a manter a temperatura adequada dos alimentos!

Por isso é indispensável não abrir mão de tecnologias desenvolvidas especialmente para suprir essas necessidades! Pesquise sempre e invista no melhor.

4. A tecnologia que muda a forma de se preparar alimentos e bebidas

A tecnologia vem transformando a forma como cada tarefa é executada, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Então, projetos de cozinhas industriais bem planejados não podem deixar de fora as inovações. Graças a elas, a rotina de trabalho se torna muito mais eficiente.

Por um lado, funcionários em geral passam a ser capazes de gastar menos tempo e recursos em atividades que podem ser realizadas com o simples toque de um botão. Por outro, equipamentos inteligentes ajudam a estabelecer um fluxo de trabalho constante e eficaz. O que, além de dar rapidez, ajuda a garantir a consistência no preparo de alimentos e bebidas.

Um exemplo que faz bastante sucesso são os fornos combinados, que permitem grelhar, assar, refogar, cozinhar no vapor, entre muitas outras opções. E em um único aparelho e sem grandes complicações, já que também funcionam automaticamente.

Nós temos um blog especialmente dedicado a esses fornos, então clique aqui para saber todos os detalhes!

E então? Entendeu a importância de cada uma desses aspectos?

Chegando até aqui, podemos dizer com certeza que, se pensar com cuidado nas quatro considerações acima, seu projeto de cozinha industrial estará no caminho certo, não acha? Seu restaurante será capaz de oferecer mais qualidade de serviço. Seja no que se refere à segurança alimentar ou à rapidez e precisão dos pedidos. Assim, os clientes sempre sairão mais satisfeitos — e isso é algo que não pode ser negligenciado!

Para mais informações, não hesite em entrar em contato conosco! Podemos esclarecer quaisquer dúvidas!

X