Compre Online Receba uma ligação

Quais fatores considerar para o projeto da sua cozinha industrial

Quais fatores considerar para o projeto da sua cozinha industrial

O projeto de uma cozinha industrial deve ser muito bem pensado. Porque, no fim das contas, ela será o coração e a alma do estabelecimento. Se tiver algum equipamento fora do lugar, o rendimento da sua operação será reduzido. O mesmo acontece quando o ambiente é planejado com muito cuidado: a rotina passa a ser eficiente e ideal para o seu sucesso. Por isso, neste blog, resolvemos listar alguns pontos que você deve considerar antes mesmo de começar a projetar sua cozinha industrial!

Flexibilidade

O projeto da sua cozinha industrial deve ser capaz de se adequar a quaisquer mudanças que possam ocorrer com o passar do tempo. Tanto no que diz respeito ao menu quanto no que se refere à equipe de trabalho. Afinal, é bastante improvável que seu restaurante permaneça o mesmo durante muito tempo. E é mais improvável ainda que você consiga realizar mudanças de estrutura todas as vezes que isso acontecer. Por isso, prepare-se já no planejamento.

Caso o espaço não permita que você faça tantos ajustes, aposte também em móveis que não sejam fixos. Carrinhos e móveis modulares, por exemplo, são ótimas opções para dar flexibilidade à cozinha.

Eficiência

Uma cozinha comercial espaçosa é o desejo de todo chef. Mas, caso perceba que o espaço disponível não é tão grande quanto deseja, não cometa o erro de expandi-la para além dos seus limites. O motivo para isso é que você deve pensar no restaurante como um todo. O salão onde os clientes fazem as refeições, por exemplo, deve ser o mais confortável e amplo possível. Reduzi-lo em prol da cozinha pode não ser inteligente.

Obviamente não estamos dizendo que deva se contentar com um espaço apertado. Longe disso! Estamos recomendando que você valorize a eficiência. Use o espaço com sabedoria. Isso também ajuda a manter o ambiente flexível. Equipamentos e estações de trabalho, por exemplo, não precisam ser dedicados a uma única tarefa. E considere também o local de armazenamento. Ele realmente precisa ser tão espaçoso?

Confira nosso blog: Cozinha industrial pequena: aproveitando pequenos espaços com grandes ideias

Fluxo de trabalho

Ao projetar uma cozinha industrial, deve-se prezar, principalmente, por um bom fluxo de trabalho. Não podemos esquecer de que uma cozinha profissional é um ambiente movimentado. E se ela não for planejada adequadamente, pode rapidamente virar um caos!

Há diversos tipos de layout, os quais favorecem diferentes tipos de cozinhas industriais. Sendo assim, recomendamos que acesse este blog para descobrir qual deles é o ideal para o seu projeto. Lembre-se: o objetivo é promover o um bom fluxo de trabalho tanto quanto for possível.

Higienização

O projeto da sua cozinha industrial deve, sim, usar o espaço com eficiência. Mas isso não pode, em hipótese alguma, dificultar sua higienização. Manter uma cozinha limpa é essencial por diversas razões: cultivar um ambiente saudável, estar em concordância com a lei, preservar sua reputação, entre outras.

Em outras palavras: em uma rotina atarefada, você precisa contar com uma cozinha que pode ser limpa facilmente. Porque essa tarefa será feita com frequência e precisa de rapidez. Por isso, materiais lisos e de inox são ideais. Além disso, o posicionamento dos equipamentos também é muito importante.

Uso eficiente de energia

A cozinha é, sem dúvida, o local do seu estabelecimento que mais irá consumir energia. A quantidade de equipamentos que estarão funcionando o tempo todo ou boa parte do tempo não é pouca. Por isso, parte importante do projeto da cozinha industrial é garantir que sua energia seja utilizada de forma eficiente.

Primeiramente, é importante separar os equipamentos de armazenamento frio dos equipamentos que liberam calor. Isso permite que sejam capazes de funcionar como devem, sem que para isso seja necessário consumir mais eletricidade.

Além disso, vale a pena investir em equipamentos desenvolvidos para consumir menos recursos (luz, água). Você pode clicar aqui para saber mais sobre eles!

Por fim, o projeto da sua cozinha industrial precisa levar em conta a manutenção

Um dos maiores erros cometidos ao se projetar uma cozinha industrial é não deixar espaço disponível para realizar a manutenção. Ela não pode ser negligenciada. Caso contrário, ao invés de pagar para manter equipamentos em funcionamento, você terá que substituí-los. E nem é preciso dizer: isso custa bem mais caro!

Caso o seu problema seja espaço, equipamentos de cozinha modular são, novamente, uma ótima ideia. Uma vez que, com eles, você pode criar facilmente espaço para a realização da manutenção necessária.

E então? Anotou tudo? Nós podemos te garantir que, com essas dicas, o seu projeto tem muito mais chances de dar certo! Então não deixe nada de fora!

X