5 problemas para evitar ao abrir um novo restaurante

5 problemas para evitar ao abrir um novo restaurante

Abrir um restaurante novo é um grande desafio e muitos empreendedores não conseguem seguir com o negócio por muito tempo. Mas ao compreendermos alguns problemas comuns que restaurantes podem enfrentar nos primeiros estágios fica mais fácil evitá-los. Desenvolver estratégias que aumentem suas chances de sucesso é uma tática que deve ser adotada antes mesmo da abertura.
Confira com a gente 5 problemas comuns que podem ser evitados ao inaugurar o seu negócio.

1. Cardápios mal desenvolvidos

Um dos maiores problemas que novos restaurantes enfrentam é a apresentação de cardápios que tornam difícil a vida do cliente. É preciso se dedicar para a criação de um design de cardápio que torne mais fácil para os clientes pedirem a comida. É importante que o menu não tenha informações em excesso e detalhes que só vão deixar as pessoas confusas.
Organize-o bem, tenha um conceito criativo que combine com o seu restaurante e se certifique de mencionar os preços. Fazer um cardápio muito grande, com páginas intermináveis, não é uma boa ideia. As pessoas gostam de tomar sua decisão em cerca de 2 minutos. Portanto, ofereça poucas opções, mas se esforce para que esses pratos sejam de alta qualidade.

2. Serviço ao cliente ruim

De acordo com vários donos de restaurantes, o atendimento ao cliente deve ser o foco principal para atrair ainda mais clientela. E de fato, se nos sentimos bem em um lugar, é bem provável que voltaremos lá para repetir a experiência. Porque, além da comida, o momento do qual a desfrutamos tem que ser agradável também.
É preciso entender que não importa se a comida é de alto nível, se a pessoa não for bem tratada, ela não volta. E ainda vai gerar publicidade negativa para o seu negócio. Um cliente feliz pode ser um enorme benefício para o seu restaurante. E ele trará mais gente com ele da próxima vez. Mas um cliente insatisfeito terá um peso ainda maior.
Negligenciar a escolha de funcionários é um grande erro. Os problemas que um restaurante pode ter por causa de más escolhas vão além de um atendimento ruim. Negócios de sucesso sabem da importância de se ter os funcionários certos. Por isso, é importante fazer uma seleção cuidadosa. A contratação e treinamento de pessoal também podem reduzir custos ao longo do tempo. E o seu público vai sentir isso diretamente.

3. Gestão ineficiente

É necessário que os novos restaurantes determinem estratégias para que consigam funcionar e para que não tenham problemas que apenas se tornarão maiores com o tempo. Alguns proprietários ignoram detalhes mínimos que são importantes. Como os pratos mais procurados, o número de clientes que vão ao restaurante ou os lucros e as perdas sofridos ao longo do tempo.
Vamos ver um exemplo bem claro com o gerenciamento do estoque. Não é uma surpresa que esse tipo de problema aconteça com donos de restaurante sem muita experiência. Se você não for cuidadoso, fizer pesquisas detalhadas e tiver um bom planejamento, é esperado que os materiais e produtos necessários para que o funcionamento do restaurante sobrem ou faltem.
Se não houver um controle eficiente sobre o estoque, custos imprevistos por causa do excesso ou da falta, sem dúvidas, vão surgir. E com eles outras dificuldades que podem prejudicar você de diversas maneiras. Caso falte, o serviço prometido ao cliente não será entregue. Caso sobre, o desperdício é inevitável. Em qualquer dos casos haverá desperdício do seu dinheiro. E quando falamos de um mal serviço, a reputação do restaurante não vai sair ilesa.
O começo de todo restaurante é difícil. Não podemos nos dar ao luxo de gastar nosso dinheiro no lugar errado.
Se você é um chef, contrate um gerente competente. Assim como se for um homem de negócios, contrate um bom chef. É um erro achar que pode dar conta de tudo sozinho.

4. Falta de marketing

Como pretende fazer com que o seu restaurante chegue até às pessoas? Infelizmente, abrir um negócio e esperar que o cliente vá até você, sem fazer nada para que isso aconteça, é quase esperar por um desastre. A concorrência é forte, ainda mais no ramo dos restaurantes, então se promover é um passo importante que deve ser feito antes mesmo da inauguração. Caso contrário, significa abrir as portas do restaurante com problemas com clientes.
Observe outros restaurantes bem-sucedidos e conhecidos e analise como eles estão expandindo os negócios e atraindo mais clientes. A página do seu restaurante na internet deve ser incrível. Interaja com futuros clientes. Explore tudo o que as mídias sociais têm a oferecer. As opções são imensas e precisam ser usadas. Mas tome cuidado para não fazer o marketing da forma errada. Você não vai querer problemas para o seu restaurante quando estiver tentando melhorar as coisas. Procure a ajuda de profissionais.
Saiba mais sobre marketing para restaurante em um texto que trata especialmente do assunto!

problemas restaurant

Imagem: Shutterstock

5. Orçamento insuficiente

Muitos novos donos de restaurante subestimam o capital inicial necessário para abrir e administrar um empreendimento desse tipo. Para manter seu negócio ativo e possível a longo prazo o dinheiro é vital. Pode levar alguns meses ou até um ano para que um restaurante recém-aberto estabeleça uma clientela fixa. Portanto, os lucros demoram mesmo a aparecer. Isso é completamente natural e esperado. Por isso, é importante ter fundos suficientes que possam sustentar o negócio durante esse período inicial.
Além disso, muitos donos tentam economizar ao cortar custos que consideram desnecessários, como é o caso do marketing. Ou acham que estão economizando ao adquirirem equipamentos ou alimentos de qualidade inferior. Esse é outro erro grave que pode custar muito.
Já vimos como o marketing é importante, mas a qualidade do seu negócio também é. Valorize os produtores locais e invista em alimentos artesanais. Ao montar sua cozinha profissional, equipamentos de qualidade são o que garantirão desde a agilidade do serviço até a qualidade do que é servido para o seu cliente. Esses equipamentos são duradouros, não exigem gastos desnecessários com manutenção constante e ainda ajudam a abaixar a sua conta de energia ou de água. Enquanto outros vão te deixar na mão com frequência e não podemos correr esse risco. Problemas na cozinha de um restaurante são sentidos em todas as etapas do serviço.
Investir em qualidade é imprescindível. Ela estará refletida por toda parte, inclusive na satisfação da clientela.

problemas restaurante

Imagem: Shutterstock


Diferencie-se dos seus concorrentes, tenha compromisso com a qualidade e dê atenção aos detalhes. Não deixe que escolhas ruins se transformem em dificuldades maiores. Esses problemas podem tornar difícil o seu sonho de ter um restaurante de sucesso.