Parklets: a nova adesão dos restaurantes para encantar o público
Quando você pensa em expandir seu restaurante, provavelmente não considera utilizar as vagas de estacionamento que ficam ao lado da calçada, certo? Mas e se dissermos que essa é, na verdade, uma tendência crescente? Não sabe como? Pois bem, neste blog vamos explicar um pouquinho sobre os parklets. Você com certeza vai adorá-los, e seus clientes também!
O que são os parklets?
As vagas de estacionamento, que antes não serviam para nada além de colocar carros na frente do seu comércio, estão sendo reinventadas!
Os parklets são áreas próximas às calçadas que foram transformadas em uma espaço agradável para as pessoas chegarem e se acomodarem. Trata-se de um local delimitado com bancos, mesas e, quem sabe, uma cobertura.
Os clientes de restaurantes costumam utilizá-los para fazer refeições ao ar livre. Além disso, podem ser especialmente úteis para estabelecimentos com calçadas mais estreitas, onde não é possível colocar mesas.
Os parklets dão a oportunidade de aumentar a capacidade de assentos e atender melhor ao público. Assim, ao mesmo tempo em que expandem a área dos comércios também acabam aumentando sua receita.
Quais são as principais exigências para se ter um parklet?
Os parklets surgiram em 2005, na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, com o objetivo de beneficiar tanto as empresas quanto a comunidade urbana em geral — afinal, esses espaços são públicos. Isso mesmo. Ainda que você invista em um parklet, ele não poderá ser exclusividade do seu restaurante. Qualquer um poderá usar. Não precisa ser necessariamente um cliente.
Inclusive, a comida não pode ser servida diretamente nos parklets. Por isso, para um cliente desfrutar de uma refeição nesse espaço, ele precisa pedir a comida ou bebida para viagem!
Essas áreas podem substituir de uma a duas vagas de carros, indo de 5×2,20m a 10×2,20m. As medidas são próprias para que nenhum problema de trânsito seja causado. Porém, no Brasil, mais especificamente em São Paulo, a largura dos parklets está sendo reavaliada para não passar de 2 metros.
Algumas outras exigências são que as vagas não devem estar reservadas a idosos ou táxis e não podem ficar a menos de 15 metros das esquinas. Além disso, a construção em si deve ser razoavelmente permeável, ou seja, não é permitido haver qualquer impedimento que impossibilite as pessoas de entrarem e desfrutarem.
Qual o primeiro passo para construir um parklet para o meu restaurante?
Especialmente por ser uma construção que ocupa uma área pública, o parklet precisa ser aprovado pela prefeitura da cidade onde será colocado. Clicando neste link, por exemplo, você encontra o Decreto Nº 55.045, de 2014, que “Regulamenta a instalação e o uso de extensão temporária de passeio público, denominada “parklet””, na cidade de São Paulo.
No link você vê, entre outros detalhes, que não é permitida a instalação de parklets em ruas muito inclinadas, ou de alta velocidade. As regras podem variar um pouco de acordo com a sua cidade, mas todas elas apresentam o mesmo objetivo: o de preservar a segurança de todos, assim como garantir a instalação adequada do seu parklet.
Agora preste atenção a uma dica importante: não tente planejar e correr atrás da documentação sozinho. Contrate um especialista para construir o parklet para o seu negócio. Ele com certeza irá te ajudar com tudo o que for necessário, e evitará toda a dor de cabeça trazida pela burocracia — e possíveis erros. Então fique atento para recorrer a um profissional confiável, para que todas as exigências sejam cumpridas.
Vale a pena instalar um parklet para o meu negócio?
Tendo tudo isso em mente, será que vale a pena investir em um parklet? Afinal, como já foi dito, a comida não pode ser servida diretamente nele. Então, o que o seu negócio teria a ganhar? A resposta é bastante simples: muito.
Primeiramente, diversos comércios enxergam nessa área especial um verdadeiro atrativo para a clientela. E de fato: muitos negócios veem as vendas crescerem em razão da instalação de um parklet.
Além disso, sem dúvida tornam a área do seu restaurante bem mais bonita e, consequentemente, a região como um todo. E valorizar o bairro é sempre importante. Isso sem dúvida faz com que mais pessoas circulem pelo local e mais delas decidam pedir alguma coisa no seu estabelecimento — mesmo que seja para viagem!
Outra vantagem é que também podem ser usados pelos clientes caso haja filas de espera.
De modo geral, ter um parklet torna estar no seu restaurante algo muito mais prazeroso!
Gostou? Entre em contato com a gente para saber mais e, inclusive, para receber uma recomendação especial de uma empresa super profissional, a Nel Gourmet, com a qual você pode fazer um parklet perfeito para você e seus clientes. Clique aqui e não perca mais tempo.