Compre Online Receba uma ligação

O programa de limpeza ideal para seu restaurante!

O programa de limpeza ideal para seu restaurante!

Parte importante de oferecer uma refeição de qualidade para os seus clientes está no quanto você é cuidadoso com a limpeza do seu restaurante. Cumprir todos os procedimentos de higienização é essencial não só para não prejudicar a saúde de quem consome a sua comida, mas também para não correr risco de infringir a lei ou manchar a sua reputação.

Então, por mais que dê um pouco de trabalho, a higienização deve ser uma das suas prioridades. Por isso que neste blog iremos entender melhor as etapas necessárias para uma limpeza adequada para o seu restaurante!

Como está o ambiente do seu restaurante?

O lugar mais importante para concentrar sua atenção é a cozinha. Dê uma olhada ao redor. Ela aparenta estar muito suja? O primeiro passo é nos livrarmos da sujeira visível a olho nú: gordura, restos de comida, terra, poeira etc. Para essa etapa o mais efetivo é fazer uso de água corrente, sabão ou detergente neutro. Depois deixe secar naturalmente.

No entanto, não podemos negligenciar a sujeira que não podemos ver! Desinfetar as áreas já limpas é muito importante para que os diversos microrganismos – que são bastante prejudiciais à saúde e causam contaminação alimentar – sejam de fato combatidos e exterminados. Além disso, para que esse processo seja bem feito, é imprescindível conhecer a função de cada produto de limpeza para que não sejam aplicados de maneira inadequada. Assim, você terá certeza que as bactérias estão sendo realmente eliminadas.

É importante ressaltar também que todo o ambiente deve ser limpo: desde as paredes, pisos, mesas, até os equipamentos e utensílios. Não esqueça também da área fora da cozinha, que são os lugares com os quais seus clientes terão mais contato.

Depois de limpar todo o ambiente do seu restaurante, ficará muito mais simples de realizar a manutenção desses cuidados, tornando a rotina mais prática!

Qual deve ser a regularidade da limpeza do restaurante?

A limpeza do seu restaurante envolve diversas etapas, as quais devem ser realizadas com maior ou menor frequência. Veja alguns exemplos a seguir.

Ações comuns que devem ser feitas entre cada prato preparado:

  • Escovar a grelha entre as preparações de carne vermelha, aves e peixes;
  • Limpar as áreas de preparação;
  • Mudar as tábuas de corte.

Depois de cada turno:

  • Lavar e desinfetar todas as superfícies (tábuas de corte, mesas e áreas de preparação);
  • Varrer e esfregar o chão da cozinha;
  • Trocar aventais e roupas;
  • Limpar as fritadeiras etc.

Limpezas diárias:

  • Limpar as caixas de gordura;
  • Lavar o abridor de latas;
  • Limpar áreas onde existam respingos de alimentos;
  • Esvaziar lixeiras etc.

As limpezas mais profundas de equipamentos específicos, por outro lado, podem ser feitas semanalmente. Lembre-se, entretanto, que as tarefas listadas anteriormente são apenas exemplos. Estes não compreendem toda a limpeza do seu restaurante! Afinal, cada Food Service é composto a sua própria maneira e deve desenvolver sua própria rotina.

Mas, a partir disso, você pode montar um programa de limpeza com um cronograma completo! Dessa forma, a sua equipe estará sempre consciente de quando fazer a higienização dos utensílios e do ambiente, e você se certifica de que o estabelecimento esteja devidamente limpo.

limpeza restaurante

Imagem: Shutterstock

Além disso, é interessante disponibilizar um manual com todos os detalhes sobre a higienização dos espaços, dos equipamentos etc. Assim não tem risco de que a limpeza seja feita de maneira inadequada por falta de preparação dos funcionários!

Quer mais dicas para o seu negócio? Confira nosso blog sobre as melhores tendências de projetos para uma cozinha industrial! Já adiantamos para você uma coisa: tem tudo a ver com limpeza e praticidade.

X