Compre Online Receba uma ligação

Limpeza de cozinha industrial: o que é necessário?

Limpeza de cozinha industrial: o que é necessário?

Infelizmente, é comum repercutirem notícias sobre irregularidades relacionadas a serviços de alimentação prestados em comércios, restaurantes ou lanchonetes. Isso porque a higiene e limpeza de cozinha não passaram pelos critérios básicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Tudo isso causa grandes perigos para a saúde dos funcionários e consumidores.

O que os órgãos fiscalizadores esperam da higiene e limpeza de cozinha?

No que diz respeito a higiene e limpeza, há algumas normas que devem ser cumpridas para o funcionamento do estabelecimento comercial. Na questão do armazenamento alimentício, os depósitos devem ser dotados de estrados afastados do piso e da parede. Os alimentos jamais devem tocar essas partes da cozinha.
Atente-se à temperatura! Todos os produtos perecíveis devem ser armazenados em locais sem umidade ou temperatura alta. Ventilação e iluminação apropriadas trazem conforto térmico e eliminam o acúmulo de gases e fumaças. Com essas instruções seguidas, os alimentos ficam conservados e com a qualidade estendida. Isso elimina as chances de bactérias e fungos dentro da cozinha.
As pessoas que manipulam os alimentos também devem se enquadrar nas normas de higiene. É necessário estar sempre impecavelmente limpo, com os cabelos presos e cobertos com toucas. Atenção especial para as mãos, que devem estar sem cortes, feridas e com unhas aparadas. A uniformização deve ser usada somente no local de preparo dos alimentos e deve ter troca diária. Brincos, anéis, piercings devem ser retirados antes do início das operações.
Para saber mais, a Anvisa disponibilizou uma cartilha online sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação, você pode acessar aqui.

Higiene em equipamentos e materiais:

Quando uma cozinha industrial possui equipamentos profissionais apropriados, fica mais simples cuidar da higiene do ambiente para manter o padrão exigido.
Levando em consideração que praticidade e higiene devem andar juntas, a Topema produz equipamentos feitos em inox para uma cozinha industrial completa.

INOX: Melhor amigo da higiene

O aço inoxidável é uma liga de ferro e crômio. Ele combina várias vantagens que satisfazem as necessidades de uma cozinha industrial, em níveis higiênicos e até estéticos.
Para resumir como o inox colabora com sua cozinha, resumimos tudo nesses quatro tópicos:
– Conservação: Imune à ferrugem e oxidação com o contato com o ar.
– Economia: Baixo custo de manutenção e durabilidade longa – Ele pode durar mais de cem anos!
– Resistência: Resistência à corrosão, temperaturas elevadas e criogênicas.
– Estética: Apelo visual de modernidade, higiene e prestígio.
Não é à toa que a vigilância sanitária exige que todos os equipamentos sejam de inox. Além de uma superfície lisa, não há porosidade, ou seja, resíduos e odores não se acumulam e isso facilita na higiene e dedetização da cozinha.

X