Florianópolis é classificada como Cidade Unesco da Gastronomia
Anúncio foi feito na segunda (1º) pela Organização das Nações Unidas. Título deve incrementar setor turístico-gastronômico da capital catarinense.
Florianópolis é a primeira cidade brasileira a participar da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco na categoria Gastronomia. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (1º) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A diretora do órgão, Irina Bokova, revelou a inclusão de 28 novas cidades de 19 países na Rede.
Além da capital catarinense, a Rede Mundial de Cidades Criativas/Gastronomia passa a contar com mais duas cidades: Shunde, na China, e Tsuruoka, no Japão. Já faziam parte cinco cidades que apoiaram a candidatura de Florianópolis: Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), ChengDu (China), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia).
“Foi uma vitória da perseverança e da dedicação a um sonho coletivo. Parabéns a toda a equipe da FloripAmanhã que durante cinco anos manteve esse projeto e acreditou nele. O maior trabalho começa agora”, declarou o diretor da FloripAmanhã, Eduardo Barroso, consultor do Projeto Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia.
Desde 2010, a Associação FloripAmanhã trabalha no projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Abrasel-SC, Sebrae Grande Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina). O título deve incrementar o setor turístico-gastronômico local. Curitiba foi classificada na área do Design.