8 fatores para considerar durante a compra de equipamentos para seu restaurante

Os equipamentos são a alma de um restaurante. Além de influenciar significativamente na eficiência e qualidade dos serviços prestados, também determinam se um negócio vai perder ou ganhar dinheiro. Cada decisão tomada faz toda a diferença. Por isso, neste blog, reunimos 8 fatores que devem ser considerados antes de cada aquisição. Assim fica mais fácil não cometer erros que mais tarde podem custar caro.

Preste bem atenção e anote tudo para não se arrepender mais tarde!

1. Estilo de serviço

O estilo de serviço oferecido influencia no tipo e na quantidade de equipamentos necessários para seu restaurante. Um fast food, por exemplo, que tem como base um serviço rápido, precisa contar com aparelhos de cozimento igualmente rápidos.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão de compra, avalie detidamente os pratos que fazem parte do menu e o tipo de serviço prometido ao cliente.

2. Eficiência e durabilidade

Os equipamentos escolhidos para um restaurante determinam se o serviço será eficiente ou não. Além disso, definem se você gastará mais ou não no futuro caso precise substituir um instrumento de trabalho pouco durável.

Tome cuidado para adquirir equipamentos que realmente atendam às necessidades da sua cozinha profissional e que não deixem você na mão em pleno expediente!

3. Custo de manutenção

Procure por equipamentos que durem bastante tempo, dependendo, unicamente, da manutenção preventiva. Aquela que é realizada regularmente apenas para garantir que tudo está em ordem. Nada de concertos caros e recorrentes (ou mesmo substituições).

Além de acabar saindo mais caro, as operações são comprometidas e muitas vezes interrompidas.

4. Substituição de peças

Às vezes pode acontecer de alguma peça do equipamento do seu restaurante dar defeito. Caso isso ocorra, é muito importante que a substituição possa ser feita sem complicações. Em outras palavras, o técnico de manutenção deve ser capaz de obter as peças, sejam elas quais forem, no mesmo padrão, formato e qualidade que as originais. Caso contrário, é possível que o equipamento não possa ser reparado como deve.

Sendo assim, o melhor é sempre recorrer a fabricantes nacionais confiáveis.

5. Espaço disponível

Existem cozinhas industriais dos mais diferentes tamanhos, e muitas vezes é difícil encaixar tudo o que é necessário em um espaço limitado. Mas a escolha de equipamentos para o restaurante ajuda muito a lidar melhor com uma quantidade menor de metros². Dependendo do que for adquirido, você poderá ou não ter tudo o que precisa na sua cozinha. Equipamentos multifuncionais, por exemplo, ajudam bastante já que ocupam o mesmo espaço que aparelhos comuns, mas fazem muito mais.

Confira nosso blog ”Como escolher equipamentos para seu restaurante se a cozinha for pequena” para mais dicas!

6. Custo de operação

Você já ouviu falar em equipamentos que consomem menos recursos — água e energia — para funcionar? Todos sabem que os custos de operação de uma cozinha profissional não são baixos. Sendo assim, vale muito a pena pesquisar melhor para encontrar fabricantes que ofereçam equipamentos mais eficientes para seu restaurante, especialmente se o orçamento estiver apertado. Assim você pode economizar com as contas de energia e água.

7. Facilidade de limpeza

A higienização é muito importante em uma cozinha industrial, seja em razão das exigências prescritas em lei seja em razão da saúde dos clientes e da boa imagem do estabelecimento. Tendo isso em mente, o ideal é optar por equipamentos que facilitem a rotina de limpeza.

Nesse sentido, duas características fundamentais são equipamentos com pontas arredondadas, uma vez que pontas quadradas tendem a acumular sujeira, e feitos de aço inoxidável, um material super fácil de higienizar.

8. Orçamento disponível

Retomando muito do que foi dito até agora: a disponibilidade de dinheiro sempre determinará a qualidade e a variedade de equipamentos presentes em um restaurante.

Aparelhos mais eficientes, produzidos com materiais mais resistentes e que envolvem um custo menor de manutenção, por exemplo, são sempre mais caros. E tudo isso tem um grande impacto em como as operações da cozinha serão realizadas.

Por isso, é imprescindível considerar isso com extremo cuidado: será que vale a pena investir em equipamentos de menor qualidade, ou em menor quantidade, em razão de um orçamento insuficiente? Não seria melhor optar pela locação, ao menos em um primeiro momento?

Munido dos melhores equipamentos, seu restaurante é capaz de garantir o que é melhor para os clientes, sem que isso signifique gastos exorbitantes todos os meses. E todos já sabem: um negócio com clientes satisfeitos é um negócio de sucesso.

Gostou do blog? Caso queira entrar em contato com a gente para saber mais, não hesite em clicar aqui ou em ligar no número abaixo!