Dia Mundial da Terra: o que seu restaurante tem a ver com isso?

Dia Mundial da Terra: o que seu restaurante tem a ver com isso?

O Dia Mundial da Terra é comemorado em 22 de abril e foi criado nos EUA por Gaylord Nelson, um senador ambientalista. É uma data para nos lembrarmos do uso dos recursos naturais do planeta. Se você quer saber como se envolver nessa discussão, continue lendo!

Como o Dia Mundial da Terra foi criado?

O Dia Mundial da Terra serve para nos conscientizar da escassez dos recursos naturais, causada por seu mau uso. Sabemos que a poluição e o desperdício são problemáticos, mas dificilmente pensamos nas consequências dessas questões.
Após uma série de protestos de cunho ambiental nos Estados Unidos, o governo declarou o dia como Dia Mundial da Terra. A data não é regulamentada por nenhum órgão, exatamente porque a Terra pertence à humanidade.

Dia Mundial da Terra: Gaia

Você já deve ter ouvido falar sobre Gaia, mas vamos aproveitar o Dia Mundial da Terra para sabermos um pouco mais: o que você talvez não saiba é que existem teorias científicas que trabalham com esse conceito. James Lovelock, que trabalhou na NASA, defende que a Terra é um ser vivo e que estamos morando nele.
Como qualquer ser vivo, existem sintomas e mecanismos de defesa contra infestações. Como estamos usando irresponsavelmente os recursos do planeta e afetando seu equilíbrio, ele irá reagir para se curar. Essa visão é apenas uma teoria, mas a metáfora é válida para compreender que o uso irresponsável dos recursos do planeta tem consequências.
Um grande exemplo desse desequilíbrio é a questão da camada de ozônio. A emissão de gases de efeito estufa faz com que fiquemos mais desprotegidos dos raios solares porque eles destroem o ozônio da atmosfera. Além disso, esses gases retêm muito calor, portanto interferem na regulação da temperatura do planeta. Ficamos, então, com as temperaturas desreguladas e com maior incidência de raios perigosos.

O que meu restaurante tem a ver com o Dia Mundial da Terra?

Aqui entramos em uma questão bem sofisticada de mercado global. Se todos nós pararmos de consumir e estimular práticas que são maléficas ao planeta, elas irão desaparecendo gradativamente. Um grande exemplo é a emissão de gás carbônico provocada pelos animais usados na pecuária. Caso o planeta diminua a necessidade de pecuária, a quantidade de CO2 emitido diminuirá, e com ela, o efeito estufa.
Além disso, comprar itens da estação e produzidos localmente também é uma medida importante. O transporte emite grandes quantidades de CO2 com a queima de combustível. Indo ainda mais longe, a própria fabricação de caminhões e carros consome muita água e recursos naturais.
Seu negócio tem condições de fazer essas escolhas! Em inglês, existe a expressão “vote with your money” (vote com seu dinheiro), que trata exatamente de consumir itens produzidos eticamente. Esse movimento, cada vez mais, faz com que negócios escusos se retirem do mercado, o que ajuda negócios éticos a se saírem bem.

dia mundial da terra

Imagem: Shutterstock

Outro fator que você deve analisar são os equipamentos que você utiliza na sua cozinha. Sabia que existem equipamentos sustentáveis que consomem menos energia?
Leia nosso artigo com4 motivos para ter uma cozinha industrial sustentável e fique por dentro dessa ideia!
Você também pode fazer escolhas simples como deixar de utilizar canudos de plástico no seu restaurante! Já deu para perceber que o seu restaurante pode sim fazer a diferença!
O Dia Mundial da Terra é apenas um lembrete de que podemos e devemos fazer a nossa parte! E se todos esses fatores não forem o suficiente para te convencer, vamos te contar um segredo: os clientes preferem frequentar restaurantes conscientes e que fazem a sua parte.

Consequências globais

Quando lixo não é descartado corretamente, ocorre contaminação do solo, do ar e da água também. Durante chuvas, todas as substâncias presentes em dejetos são carregadas para os sistemas de água e esgoto da cidade. Essa movimentação contamina todos os materiais com que estabelece contato.
Com o solo, o ar e fontes de água contaminados, toda a vida silvestre de uma área sofre. Os níveis de acidez dos rios aumentam, a qualidade do ar diminui, fazendo com que plantas e animais tenham dificuldades para sobreviver.
Em uma escala mundial, isso gera até a extinção de espécies. Um caso recente foi o desaparecimento do golfinho-lacustre-chinês, diretamente relacionado ao descarte impróprio de resíduos. A espécie foi vítima dos resíduos incorretamente depositados por indústrias da região.
Existem maneiras de descartar o lixo corretamente, e até de aproveitar os resíduos orgânicos. Essas medidas são simples e podem ajudar sua empresa a economizar de várias formas. Confira nossos blogs para saber mais!
Muitas vezes pensamos que apenas a caça predatória pode levar à extinção de espécies, mas nosso comportamento diário influencia na sobrevivência da fauna e da flora.
O consumo excessivo leva ao desmatamento (para gerar matéria-prima) e à práticas agrícolas irresponsáveis. Numa economia globalizada, os produtos que compramos causam efeitos em diferentes partes do mundo.
A China é famosa por ser extremamente poluída, mas o mundo todo consome seus produtos sem questionar muito os impactos que essa produção toda causa. Portanto, como consumidores, devemos nos atentar a esse tipo de escolha. Por esse motivo, a ideia de “vote with your money” é tão importante.

dia mundial da terra

Imagem: Shutterstock

Podemos sempre melhorar as nossas atitudes enquanto consumidores e administradores! Vamos fazer diferente neste Dia Mundia da Terra: vamos adotar medidas conscientes em nossos negócios.