Compre Online Receba uma ligação

A inovação que ajuda cozinhas profissionais a otimizarem a gestão de resíduos

A inovação que ajuda cozinhas profissionais a otimizarem a gestão de resíduos

As cozinhas profissionais precisam cuidar melhor do seu lixo

Ter um restaurante representa uma grande responsabilidade. Até porque oferecer pratos deliciosos, sempre prezando pela saúde dos clientes, é muito importante. Mas não é só disso que estamos falando. Porque, infelizmente, os food services contribuem muito para um problema social, e que também acaba sendo um problema ambiental, que assola todo o planeta: o desperdício de comida.

A fome no mundo não pode ser ignorada. E a natureza também não, já que o lixo orgânico, ainda que nem todos considerem isso, contribui de maneira significativa para o aquecimento global. Então precisamos, sim, pensar na comida com maior responsabilidade: evitando desperdício, doando o excesso, comprando só o necessário, criando novas receitas e implementando uma gestão de resíduos consciente — que é justamente o tema do blog de hoje.

A seguir, veremos como você pode otimizar a gestão de resíduos orgânicos da sua cozinha profissional de uma maneira rápida e prática! As inovações tecnológicas fazem toda a diferença no dia a dia. E nós, da Topema, vamos mostrar direitinho como a inovação apresentada logo abaixo pode ajudar o seu negócio e o resto do mundo também!

Recicladora de resíduos orgânicos para a sua cozinha profissional

A Topema desenvolveu recicladoras especialmente voltadas para ajudar você a colocar em prática uma gestão facilitada e eficiente de lixo orgânico. Assim, ele deixa de ser desperdiçado, de ser enviado para aterros sanitários — que é onde se decompõe e se transforma em prejuízo para o planeta — e de ser mais um causador de problemas também na sua cozinha.

Afinal, nós sabemos que a gestão de lixo demanda bastante dos funcionários e do seu bolso. Além de ficar, claro, acumulando e atraindo visitantes nada agradáveis — e em uma cozinha profissional, higiene é tudo.

Nossas recicladoras transformam resíduos, que cheiram mal e ocupam muito espaço, em adubo. Isso mesmo, o alimento que antes prejudicaria você e a natureza passa a ser um adubo orgânico super nutritivo, capaz de dar vida até aos solos mais empobrecidos.

Além disso, mesmo que haja variação de tamanho, as recicladoras não são muito grandes. E como o processo de reciclagem dos resíduos ocorre dentro do próprio equipamento, levando só algumas horas, a rotina de trabalho é otimizada e o ambiente como um todo se torna muito mais confortável.

Dá uma olhada nos benefícios das recicladoras que listamos para você!

  • As recicladoras reduzem o volume de lixo em até 90%.
  • Elas foram desenvolvidas para serem inteiramente verdes. Isso significa que, além de reciclar lixo orgânico, consomem menos recursos durante seu funcionamento.
  • Como vimos, a comida se decompõe quando está nos aterros. Durante esse processo, o lixo produz gás metano, que contribui para agravar o efeito estufa, e ainda produz chorume, uma substância tóxica que contamina o solo e suas águas subterrâneas. Quando transformada em adubo, isso não acontece.
  • Em razão da rápida transformação do lixo em adubo, o lixo não se acumula. Consequentemente, ele não atrai baratas ou outras pragas.
  • Além de demandar menos energia para seu uso, as recicladoras geram água de reuso, que é limpa e não possui odor, sendo portanto perfeita para limpar o chão, regar as plantas etc.
  • Com uma gestão mais eficiente, os funcionários poderão se dedicar a outras atividades importantes.

Agora que entendemos do que são capazes, confira os modelos de recicladoras que temos disponíveis para você. Há um equipamento ideal para todos os tipos de cozinhas profissionais.

ECO30 e ECO100

cozinhas profissionais

A ECO30 (imagem acima) é um modelo com capacidade de processamento de até 30 kg de resíduos orgânicos. O processo leva de 4 a 9 horas para se concretizar. Já a ECO100 é perfeita para cozinhas profissionais maiores, que produzem de 100 a 120 kg de resíduos. Aqui o tempo para processamento não é muito longo também. Ela demora de 12 a 18 horas para gerar o adubo!

Terraform Kitchen

cozinhas profissionais

]A Terraform Kitchen é uma Startup que faz parte do grupo Topema e que oferece recicladoras voltadas para lidar com uma escala menor de lixo. Entre os modelos oferecidos, temos um capaz de processar até 5 kg de resíduos orgânicos, recomendado para uma cozinha profissional menor. Neste caso, o processo leva de 4 a 12 horas.

Viu como nossas recicladoras podem tornar a gestão de resíduos muito mais eficiente no seu estabelecimento?

Mas atenção: nós falamos apenas do lixo orgânico — afinal, nas cozinhas profissionais, eles dominam. Então considere maneiras também para dar uma destinação adequada ao lixo não-orgânico! Em qualquer um dos casos, o planeta agradece e o seu negócio também!

Entre também em contato conosco para mais informações!

X