Versatilidade, rapidez e qualidade: a cozinha profissional do futuro
O cenário da pandemia fez com que as cozinhas profissionais evoluíssem e adotassem novas tecnologias para conseguir lidar com as novas necessidades trazidas pelo coronavírus. Uma delas é, sem dúvida, a priorização da saúde e da segurança dos funcionários e clientes. Mas, além disso, a versatilidade e a rapidez também ganharam mais atenção. Principalmente porque nenhuma delas podia prejudicar, de maneira alguma, a qualidade dos serviços e das refeições oferecidas.
Mas, à medida que o mundo vai voltando pouco a pouco ao normal, muitas dessas necessidades passaram a ser exigências correntes! Vejamos a seguir.
Popularização dos restaurantes virtuais e dos serviços de delivery
Diversas tendências ganharam força durante a pandemia. Tendências estas que prometem nunca mais serem abandonadas. Muito pelo contrário: elas têm tudo para ficar ainda mais fortes, já que comer no conforto das nossas casas é muito mais prático e rápido — e diversas pessoas não abrem mais mão disso. Assim sendo, as cozinhas fantasmas e os serviços de delivery ou de retirada de pedidos continuarão a ser muito procurados.
As cozinhas fantasma, por exemplo, vêm recebendo bastante atenção. Elas são, basicamente, cozinhas que não apresentam um local para clientes realizarem refeições. Somente para o seu preparo. E um detalhe importante dessa forma de estabelecimento é que diversos restaurantes dividem o mesmo espaço. Cada um com suas áreas de preparação e equipamentos. Além disso, não há contato direto com o público. O foco são os pedidos feitos por mensagem, aplicativo, telefone etc.
Para mais detalhes, aproveite e confira o blog ”Ghost kitchen: a nova tendência entre os restaurantes”!
De qualquer forma, no geral, a economia é um grande diferencial por trás de todas essas opções. Não é de se espantar então que os food services também não deixem nenhuma delas de lado conforme o mundo volta ao normal!
Menus mais variados
Oferecer um menu mais diversificado não é fácil. Especialmente se a sua cozinha profissional oferece o serviço de delivery, no qual a preparação de alimentos deve ser ainda mais rápida. Porém, isso não muda o fato de que os clientes estão mais exigentes e têm preferência por restaurantes que oferecem um cardápio mais variado.
Afinal, se a refeição é feita fisicamente e em grupo, é praticamente impossível atender ao gosto de todo mundo se as opções forem limitadas. Quando se trata do delivery, por outro lado, é difícil — e mais caro — ter que procurar e pedir refeições de diversos estabelecimentos de modo a atender ao gosto de todo mundo.
Existem duas alternativas para suprir essa nova necessidade. Primeiramente, o ideal é montar um cardápio baseado em ingredientes básicos e versáteis. Dessa forma, a cozinha profissional pode preparar diversos pratos sem ter que comprar mais ingredientes para isso. Além disso, também acaba mantendo a eficiência por não ter que aumentar o tempo de preparo das refeições.
Outra solução é adotar equipamentos de cozinha igualmente versáteis e simples de usar. Assim, a cozinha pode tanto otimizar o cozimento dos alimentos quanto encontrar novas possibilidades de preparo para eles. E, consequentemente, inova e investe em opções criativas no menu. Uma ótima opção de equipamento nesse sentido são os fornos combinados! Clique aqui para saber mais sobre eles.
Preparação mais rápida sem comprometer a qualidade dos alimentos
Você já deve ter tido que esquentar comida no micro-ondas porque estava com pressa. O sabor e a textura deixam a desejar, não é? Mas às vezes não temos alternativa a não ser sacrificar a qualidade pelo tempo. Mas e as cozinhas profissionais? Podem se dar ao luxo de fazer a mesma coisa? Afinal de contas, nesses ambientes, a necessidade por rapidez é cada vez maior…
Porém, em um ambiente profissional, a satisfação dos clientes é prioridade. E eles exigem tanto rapidez quanto qualidade. Um não pode prejudicar o outro. Por essa razão, muitos restaurantes relutam em adotar qualquer tecnologia parecida com a do micro-ondas para agilizar os processos. Felizmente, existem diversos outros tipos de tecnologia que podem acelerar o ritmo do seu estabelecimento. O Airflow, por exemplo, mantém refeições quentes e saborosas, sem prejudicar sua textura. A técnica Cook Chill também é bastante utilizada para o preparo mais rápido de alimentos. E o próprio forno combinado, já mencionado, ajuda bastante para se ter mais agilidade.
Outra solução é contar com o layout certo para a sua cozinha profissional. Escolher o layout adequado é extremamente importante para facilitar a movimentação e dar consistência a cada uma das etapas que compõem o preparo e entrega de refeições.
Busca constante por inovações em cozinhas profissionais
Por fim, a tecnologia tem sido uma grande aliada para as cozinhas industriais. Aqueles que se destacam estão sempre buscando inovações, não apenas para atender mas para exceder as expectativas dos clientes.
Nos últimos dois anos, essas mudanças foram ainda mais importantes para atender às novas necessidades. E nós nos orgulhamos em ter um papel importante nessa jornada. A Topema já vem, há mais de 50 anos, trabalhando para desenvolver novas soluções e atender às necessidades em constante evolução da indústria de restaurantes.
Tendo isso em mente, caso queira saber mais, acesse nosso blog ”Inovações Topema: o que está faltando para a sua cozinha profissional ser mais eficiente?” Também convidamos você a entrar em contato conosco para tirar quaisquer dúvidas. Estamos sempre disponíveis para você!