Atraia clientes e corte custos tendo uma cozinha profissional sustentável
A consciência ambiental tem crescido nos últimos anos, fazendo com que os consumidores modernos se preocupem cada vez mais com a causa. Porém, ainda assim, muitos restaurantes não adotam práticas para atender a essas preocupações. Felizmente, sua cozinha profissional pode se tornar mais ecoeficiente sem que sejam necessárias mudanças bruscas e radicais.
Neste blog, trouxemos algumas dicas para você. Assim, seu negócio pode se tornar muito mais atraente para os clientes adeptos da sustentabilidade!
1. Renove o cardápio
O menu do seu restaurante faz toda a diferença: algumas mudanças podem transformá-lo em algo ecológico, capaz de diminuir a produção de lixo e poluição. Então dê uma olhada no seu cardápio. Será que ele é atraente aos olhos dos clientes preocupados com a sustentabilidade ou precisa ser reformulado?
Para fazer isso, pense primeiramente na origem dos ingredientes. Por que comprar produtos que precisam percorrer vários e vários quilômetros para chegar até seu estabelecimento? Sabia que o transporte de mercadorias contribui imensamente para a produção de dióxido de carbono? E que muitos alimentos se perdem no caminho?
O melhor é comprar produtos locais: além de oferecerem alimentos mais frescos para sua cozinha profissional, a produção nessas fazendas é muito mais consciente. E não existe o problema do deslocamento por grandes distâncias.
Feito isso, não deixe de indicar a novidade no menu propriamente dito para que o cliente fique sabendo. Vale dizer, por exemplo, que os vegetais são orgânicos e que a carne provém de fazendas com altos padrões de bem-estar animal!
2. Corte o desperdício
O desperdício de alimentos é um grande problema em cozinhas profissionais. Um único restaurante é capaz de produzir mais de 30 toneladas de resíduos anualmente. Imagine a quantidade de dinheiro que também vai parar na lata de lixo.
Com apenas algumas medidas você pode evitar um mal ambiental imenso e ainda economizar. Veja a seguir algumas idéias para reduzir o desperdício na sua cozinha profissional:
- Priorize a compra de ingredientes versáteis, que possam ser utilizados na maior quantidade de pratos possíveis.
- Fique sempre de olho no inventário: assim você pode aprender qual quantidade de alimentos comprar, reduzindo assim o excesso de estoque e produtos passando da data de validade.
- Não hesite em congelar alimentos para utilizá-los mais tarde.
- Não jogue fora os restos que sobram depois que um alimento é descascado. Encontre novas maneiras para reutilizá-los em vez de simplesmente jogá-los fora. Existem diversas receitas super bacanas que podem incrementar seu menu sustentável.
- Doe comida para instituições de caridade.
3. Transforme os restos de lixo em adubo
Depois de todas essas dicas, você ainda tem sobras de comida que vão parar no lixo no final do dia? O que acha de adotar uma gestão de resíduos eficiente e, em vez de enviar os restos de comida para os aterros sanitários, transformá-los em adubo? Essa é uma ótima maneira de não permitir que o lixo produza gases poluentes ao entrar em decomposição nesses locais e, além disso, de manter a cozinha profissional bem mais organizada e limpa.
Confira nosso blog ”Sustentabilidade e economia com a Recicladora de Resíduos Orgânicos da Topema” e descubra a melhor maneira para fazer isso!
4. Tenha uma cozinha profissional eficiente
A produção de energia, tradicionalmente, é outra atividade que produz grandes quantidades de gases poluentes.
Nesse sentido, equipamentos desenvolvidos para consumir menos energia podem realmente ajudar a reduzir as suas contas de luz — e a produção de poluentes. Além disso, garantir que todos passem regularmente pela manutenção preventiva é indispensável para assegurar que estão funcionando corretamente e, consequentemente, que não estão consumindo mais do que precisam.
Outro ponto importante é que os restaurantes consomem bastante luz não só por causa dos equipamentos, mas em razão das lâmpadas como um todo. Por isso tenha certeza de utilizar lâmpadas LED, que consomem bem menos e duram muito mais também!
E já que estamos falando de consumo, não podemos deixar de mencionar a água! As cozinhas profissionais podem consumir quase 6 mil litros de água por dia. Sendo assim, vale muito a pena contar com equipamentos que são mais eficientes nesse sentido também!
Por fim, não deixe de educar os funcionários, para que possam ajudar a reduzir tanto o consumo de luz como o de água!
5. Cultive seus próprios ingredientes
Lembra do adubo que você pode produzir por meio dos resíduos de lixo da sua cozinha profissional? Que tal utilizá-los no seu próprio estabelecimento para cultivar uma horta? Você pode começar com uma plantação bem pequena e ir aumentando-a aos poucos conforme pega o jeito! Acredite: a clientela vai adorar a sua iniciativa. Isso faz com que seu restaurante seja verde em todos os sentidos!
Clique aqui para saber mais e quem sabe colocar a mão na massa!
Não se esqueça também de um detalhe muito importante! Ao adotar cada uma dessas medidas, tenha certeza de que os clientes ficarão sabendo disso de alguma maneira — como já falamos no caso do menu. Seja por meio de posts em redes sociais ou de alguma espécie de aviso no próprio estabelecimento. Afinal, o que é bom tem que ser mostrado!
Gostou do blog? Não deixe de entrar em contato conosco caso tenha alguma dúvida!