Cozinha industrial sem gás já é uma realidade

Cozinha industrial sem gás já é uma realidade

Quando pensamos em produção de alimentos, é quase que automático imaginarmos algo no fogo, certo? Essa era a maneira exclusiva de cozinhar até pouco tempo. Porém hoje já é possível montar uma cozinha industrial sem gás. Isso significa que não haverá fogo para a produção de nenhum alimento.

As tecnologias são várias e têm vários benefícios. Antes de contar para você como é possível um cozinha industrial completa não utilizar gás, vamos falar sobre os benefícios de optar pela exclusão do gás na sua operação gastronômica.

Benefícios de uma cozinha industrial sem gás

Economia

O primeiro efeito de não utilizar o gás de cozinha em seu restaurante é a redução de custos.

Você sabia que as empresas de gás oferecem planos especiais para restaurantes? Pois é. A demanda em uma cozinha industrial é tão alta, que as empresas criaram sistemas específicos para atendê-las.

É instalada uma base de abastecimento no restaurante, que é preenchida conforme a necessidade.

Além disso, depender do gás no momento é difícil. A Petrobrás definiu que haverá revisão de preço do GLP mensalmente. E esse aumento no preço já tem sido percebido pelas casas e restaurantes.

Outro ponto bastante importante para a economia é a minimização da construção/reforma exigida. Fogões a gás liberam monóxido de carbono, e por isso é necessária a instalação de coifas com duto.

A exigência é feita por lei, para a segurança dos frequentadores e funcionários.

A instalação de um sistema de exaustão custa por volta de 50mil a 75mil reais. Ou seja, sem o uso de gás, este é um outro custo que você pode cortar de seu investimento.

Segurança

O GLP (Gás liquefeito de petróleo) é um poderosíssimo combustível. Isso significa que ele é ótimo para o fogo. O que pode ser bom, mas pode trazer uma parcela de insegurança.

Canos por onde passam o gás devem ser frequentemente revisados. Bocas de fogão devem ser reguladas. A atenção dos funcionários deve ser redobrada. Vazamentos de gás são bastante perigosos e podem causar acidentes gravíssimos.

O vazamento em si não é capaz de causar uma explosão.

O perigo está no acúmulo dele em local pouco ventilado, combinado com a presença de chama ou faísca. Ou seja: a cozinha é o local ideal para explosões provocadas por descuidos com o gás.

Ao vazar, o gás se espalha pelo ambiente. Ao entrar em contato com uma faísca, ele instantaneamente queima a até 1000ºC. O ar, que sofre esse aquecimento acelerado é rapidamente expandido. Essa expansão acelerada é o que promove a explosão.

Controle

Os sistemas de liberação de gás nos fogões tem evoluído bastante. É possível controlar a vazão do gás nos queimadores de maneira bastante consistente.

Mas o cozimento a gás ainda necessita – E MUITO – da equipe de cozinha.

Qualquer descuido ou desatenção pode causar a queima de alimentos, a perda do ponto… E assim, muitos alimentos são desperdiçados diariamente numa cozinha industrial que usa gás.

As versões sem gás dos equipamentos têm timers e controladores de temperatura.
Isso faz com que uma cozinha industrial sem gás seja bem mais fácil de controlar.

Legal, mas, como cozinhar numa cozinha sem gás?

A tecnologia tem acompanhado e possibilitado cada vez mais versatilidade para a gastronomia. É assim também quando pensamos em uma cozinha industrial sem gás.

Praticamente todos os equipamentos que compõe uma cozinha e que utilizam gás, estão disponíveis em versão sem gás hoje em dia.

Fritura sem gás

A temperatura do óleo é de extrema importância para o preparo dos diferentes pratos. Por isso, uma fritadeira elétrica é muito útil na cozinha.

Elas vêm com termostato que garante a estabilidade da temperatura. Isso proporciona pratos padronizados, sempre com a mesma qualidade.
Se quiser conhecer uma fritadeira elétrica especial para lanchonetes, clique aqui. Uma fritadeira elétrica com capacidade maior, para restaurantes, você pode ver aqui.

Chapa sem fogo

Outro equipamento muito utilizado em lanchonetes é a chapa. Em restaurante, os grelhados também são preparados nela.
A vantagem principal da chapa elétrica é que o calor é igualmente distribuído. Ainda, especialmente em cozinhas de tamanho reduzido, não utilizar fogo melhora a qualidade do ar no ambiente.
Conheça mais sobre este equipamento neste link.

Fornos combinados

O queridinho das cozinhas industriais modernas existe nas versões a gás e elétrica. Esse é um equipamento que vale o investimento!
Ele consegue fazer as funções de uma variedade de equipamentos de cozinha. E ainda tem a facilidade de permitir o preparo de vários pratos ao mesmo tempo, sem que os sabores se misturem.
Dá uma olhada nestes fornos combinados e veja o que eles podem fazer.

Estes são apenas alguns exemplos, de equipamentos que não utilizam fogo. Você já viu que com eles é possível tem uma cozinha industrial sem gás e completa mesmo assim. São várias as possibilidades, mas elas não acabam por aí.
Atualmente é possível diversificar ainda mais a produção sem fogo. Já estão disponíveis no mercado cozedores de massa, e até mesmo banho maria elétrico!

Para planejar e realizar uma cozinha industrial completa sem gás ou com gás fale com um especialista em cozinhas industriais Topema.