Ecoeficiência e economia: como potencializá-las na sua cozinha industrial
As mudanças climáticas são evidentes, e os custos com energia elétrica também não param de aumentar. Isso se torna ainda mais preocupante porque a geração de energia é extremamente danosa ao planeta em razão das emissões de poluentes. Assim, levando em conta o bem da natureza e a economia para o nosso bolso, nunca foi tão essencial reduzir esse consumo. Especialmente nas cozinhas industriais, onde as contas de luz costumam ser extremamente altas!
Leia este blog que preparamos para você e seja capaz de reduzir o peso que a energia elétrica representa para o seu orçamento — e para o planeta!
Equipamentos de alto desempenho
Quando um equipamento é energeticamente eficiente, ele usa energia com mais inteligência. Ou seja, menos se transforma em mais. E se um produto é capaz de fazer com que menos energia dure mais tempo, o seu dinheiro também vai durar muito mais!
Mas é preciso ficar atento: a eficiência energética pode variar muito entre os diversos equipamentos de uma cozinha industrial. Produtos mais baratos podem ser até 40% menos ecoeficientes. Isso tem o potencial de acrescentar muitos zeros na sua conta anual de energia — algo que poderia ser evitado com a aquisição de equipamentos de alto desempenho. Eles exigem um pouco mais de investimento, mas fazem muita diferença a longo prazo. Então pense bem antes de comprar!
Além disso, investir em energia renovável (painéis solares, aquecedores a biomassa etc.) também é uma ótima forma de praticar a ecoeficiência.
Layout de cozinha industrial com baixo consumo de energia
O layout de uma cozinha industrial influencia bastante em como sua equipe se movimenta e em como as tarefas são executadas. Mas a maneira como os equipamentos estão posicionados pode maximizar não só o trabalho dos funcionários mas também a eficiência energética.
Algumas formas pelas quais você pode colocar isso em prática é:
- Criando zonas de temperatura separadas, de acordo com a produção de calor ou resfriamento dos aparelhos. Assim os equipamentos não precisarão trabalhar tanto, ou gastar tanta energia, para manter as temperaturas adequadas.
- Tendo uma ventilação capaz de manter uma boa temperatura ambiente, de modo a aumentar a eficiência dos equipamentos — assim como da sua equipe.
- Fazendo uso da iluminação natural sempre que possível, reservando a iluminação artificial somente para o período da noite.
Viu como a organização tem tudo a ver? Aproveite e clique aqui para conferir os principais tipos de layout para a sua cozinha industrial!
Realizar manutenção preventiva e limpar os equipamentos regularmente
A falta de limpeza e manutenção regulares faz com que os equipamentos consumam mais energia. Além disso, é impossível que não acabem sendo danificados. Assim, para se certificar de que esses aparelhos mantenham o bom desempenho e tenham uma vida útil mais longa, é indispensável não abrir mão da manutenção e dos cuidados frequentes!
Nós temos um blog muito bacana sobre o assunto e que vale a pena conferir: Tenha uma cozinha industrial eficiente: saiba como evitar momentos de inatividade.
Escolha bem de onde compra os alimentos usados na sua cozinha industrial
Nossa última dica é dedicada a fazer você pensar não só no que é diretamente produzido pelo seu negócio. Mas no que é produzido indiretamente também. Até porque isso não deixa de afetar o seu bolso!
A produção de alimentos, por exemplo, sempre foi uma preocupação por envolver diversos processos prejudiciais à natureza: além das técnicas de produção nada responsáveis (envolvendo desmatamento, desperdício, uso de agrotóxicos etc.), ainda existe a necessidade de transportá-los por milhares de quilômetros. Isso, mais uma vez, leva a grandes emissões de gases do efeito estufa.
Uma ótima solução para esse problema é a compra de alimentos de produtores locais ou o plantio no seu próprio estabelecimento. Este último parece um desafio grande demais em um primeiro momento, mas vale a pena tentar!
Até porque, juntamente com todas as medidas ensinadas neste blog, isso contribui para formar uma imagem mais positiva para o seu negócio! Empresas sustentáveis são muito mais bem vistas. As pessoas costumam tê-las como preferência ao comprar um produto/utilizar um serviço.
Ser sustentável é uma tendência que não pode ser ignorada! Quer continuar essa conversa? Quem sabe tirar algumas dúvidas? Não pense duas vezes antes de entrar em contato conosco! Estamos sempre à disposição.