Compre Online Receba uma ligação

5 dicas para operar uma cozinha de hotel mais sustentável

5 dicas para operar uma cozinha de hotel mais sustentável

Você sabia que quase 40% da energia consumida na cozinha de um hotel vem do preparo e armazenamento de alimentos? E que parte significativa desses alimentos normalmente vão para o lixo? Sem contar que mais de um bilhão de pessoas não têm acesso à água, enquanto os hotéis usam até 1,5 mil litros diários a cada quarto ocupado. E esses são apenas alguns exemplos!

Combater o desperdício de alimentos, o consumo exacerbado de energia e de água, entre outras práticas prejudiciais ao meio ambiente representa uma grande oportunidade para o setor da hospitalidade. Tanto para economizar quanto para ganhar vantagem contra a concorrência!

Neste blog, veremos algumas das principais mudanças para que a cozinha do seu hotel possa se tornar mais sustentável. Reduzindo com isso os custos operacionais e minimizando o impacto ambiental!

1. Fique de olho no consumo de energia elétrica

Cozinhas industriais consomem uma grande quantidade de energia. Então o esforço para poupar vale realmente a pena. Ainda mais porque boa parte da eletricidade produzida continua dependente de recursos altamente poluentes como o carvão e o petróleo: eles são os principais emissores de gases de efeito estufa, os quais contribuem para o aquecimento cada vez maior do planeta. Por isso, além das contas altas, a natureza também sofre muito.

Sendo assim, é fundamental garantir um consumo eficiente de energia na cozinha do seu hotel — bem como nas instalações como um todo. Troque as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED; não deixe de realizar a manutenção dos equipamentos, tendo em vista que, quando defeituosos, consomem mais; invista em tecnologia ecoeficiente etc. O importante é não deixar de procurar oportunidades para aplicar mudanças significativas!

2. Use água com consciência

Como já sabemos, a água é um recurso valiosíssimo, ao qual nem todos têm acesso: ainda que a superfície do planeta seja formada majoritariamente por água, menos de 1% dela é própria para o consumo. Agora, tendo em vista a quantidade de água que é consumida dentro e fora das cozinhas dos hotéis, é imprescindível fazer o possível para economizar.

Cada torneira que é fechada ajuda a reduzir o consumo excessivo. Uma ótima dica é instalar redutores de vazão nas torneiras e chuveiros, assim a quantidade de água utilizada é menor.

3. Evite o desperdício de alimentos na cozinha do seu hotel

Um terço de todos os alimentos produzidos para consumo humano é desperdiçado todos os anos. E não tenha dúvidas de que parte significativa disso vem de cozinhas profissionais. Por isso, se pararmos para pensar, reduzir o desperdício de alimentos faz muito sentido, tanto ambiental quanto financeiramente.

Algumas dicas a esse respeito são:

  • Ficar atento à data de validade dos produtos;
  • Implementar uma gestão de inventário eficiente;
  • Calcular a média de clientes que são atendidos por dia para evitar preparo de comida em excesso;
  • Contar com um bom sistema de refrigeração;
  • Ter uma gestão de resíduos adequada.

4. Invista em tecnologia ecoeficiente

A tecnologia proporciona grandes oportunidades para a cozinha do seu hotel otimizar o fluxo de trabalho e melhorar as margens de lucro. Mas, além disso, ela também potencializa e facilita a implementação de todas as dicas que demos acima.

Existem equipamentos, por exemplo, desenvolvidos para consumir uma quantidade menor de energia elétrica e água. Outros permitem que você tenha uma gestão de resíduos não só eficiente mas sustentável. As possibilidades são imensas, e não devemos deixar de aproveitá-las!

5. Treine e envolva seus funcionários

Não adianta, porém, implementar uma série de medidas sustentáveis se os seus funcionários não contribuem para torná-las realmente efetivas! A cozinha do seu hotel precisa de uma equipe que não desperdice água, energia ou alimentos. Então certifique-se de orientá-los da melhor maneira possível, mostrando também a importância da economia!

Ao focar na sustentabilidade, donos de hotéis melhoram a eficiência geral da operação da cozinha, atraem clientes e também reduzem custos!

Quer tirar dúvidas e conversar mais com o assunto? Entre em contato com a gente! Estaremos sempre à disposição!

X