Como montar uma hamburgueria (com pouco dinheiro)?

Como montar uma hamburgueria (com pouco dinheiro)?

Você tem vontade de ter seu próprio negócio, mas não sabe muito bem por onde começar? Separamos algumas soluções sobre o que você precisa para montar uma hamburgueria com pouco dinheiro e começar a empreender!
Antes de colocar a mão na massa, você precisa investigar o mercado da sua região e tentar determinar como irá se inserir nele.

Sobre hamburguerias

É bem possível que na sua cidade já tenha acontecido a febre das hamburguerias. É possível até que você esteja questionando a viabilidade do negócio por conta da quantidade de pessoas que decidiram montar hamburguerias recentemente.
Não se preocupe. Uma das vantagens do ramo alimentício é a versatilidade dos modelos de negócios. Isso quer dizer que, por mais que você se mantenha no segmento de hamburguerias, pode se diferenciar.
Uma das maneiras mais divertidas de trabalhar com isso é a adoção de um tema. O estabelecimento pode ser decorado seguindo esse tema, os nomes dos pratos podem ser baseados nele, etc.
Oferecer um serviço altamente personalizado também é uma opção interessante. Quanto maiores as cidades ficam, menos os clientes se sentem incluídos nos lugares onde frequentam. Nesse cenário, investir na simpatia e no fator humano fazem toda a diferença.
Existem maneiras de economizar já nesse momento do projeto. É possível montar uma hamburgueria reaproveitando contêineres de carga! Essa escolha dá um visual muito diferenciado ao seu negócio, ajuda na economia e é ecologicamente correta.
A lição importante é que sempre há mais espaço para um novo negócio, mesmo que várias pessoas estejam pensando na mesma coisa.

Para montar uma hamburgueria

Outro aspecto positivo de investir em uma hamburgueria é o baixo investimento necessário. Em comparação com outros negócios, montar uma hamburgueria exige menos capital inicialmente. Nós já listamos os equipamentos necessários para abrir um restaurante self-service. Você pode comparar essas informações antes de tomar sua decisão.
Para montar uma hamburgueria com baixo investimento, você deve priorizar os equipamentos estritamente necessários. Inclusive, é importante checar se a melhor solução para você é o delivery. Dessa forma, seu estabelecimento não empregará tanto dinheiro com mesas e pessoal.

O estritamente necessário

Chapa:

A chapa é o principal para montar uma hamburgueria. Sem ela, não há como cozinhar os itens mais básicos. Para escolher a chapa adequada, você precisa considerar quantos clientes desejará atender. Esse cálculo leva em conta a demografia da região em que você está, portanto, planejamento é essencial. O fogão é tão importante que nós temos um post inteiro dedicado a ele.

Fritadeira:

Além disso, ao montar sua hamburgueria, você precisará de uma fritadeira. Mesmo com pouco dinheiro, a fritadeira é um investimento que vale a pena. Considere que, em uma hamburgueria, o segundo item do menu é sempre batata frita. As frituras em imersão são difíceis de fazer em grande quantidade e podem até ser perigosas. Veja nosso post exclusivo sobre fritadeiras!

Forno:

O forno também é um equipamento de suma importância. Ele economiza tempo no preparo de alimentos e também pode ajudar a manter preparações aquecidas antes de servi-las. Para montar uma hamburgueria, tenha em mente os equipamentos essenciais para o preparo dos pratos e também os auxiliares.
O forno combinado tem diversas vantagens para uma cozinha profissional. Ele funciona movimentando o ar dentro dele para garantir uma temperatura uniforme. Por conta disso, é possível usá-lo para cozinhar no vapor ou com ar seco de temperaturas altíssimas.

Coifa:

Você também vai precisar de uma coifa para manter o ambiente da cozinha saudável. O tamanho da coifa vai depender de quão grande será sua cozinha e de quantas pessoas trabalharão nela.

Refrigeração:

Além disso, para montar sua hamburgueria com o essencial, você precisará de freezers, geladeiras e balcões refrigerados. Mais uma vez, você deve considerar o tamanho do seu negócio, pois são nesses equipamentos que a comida ficará estocada.

como montar hamburgueria

Imagem: Shutterstock

Opções a considerar

Existem outros fatores que você pode considerar na hora de decidir por comprar ou não outros equipamentos. Para montar uma hamburgueria com pouco dinheiro, a palavra de ordem é priorizar. Seguindo as regras da vigilância sanitária e as demandas do seu negócio, você certamente terá sucesso.

Liquidificador:

Se você for servir sucos batidos na hora, deve pensar em qual equipamento vai usar. Para montar sua hamburgueria, o mais básico é o liquidificador. Você também pode optar por um espremedor de laranja ou um juicer profissional.

Forno combinado:

Algumas hamburguerias fazem o próprio pão. Se você quiser seguir por esse caminho, precisará de um forno que dê conta do recado. Para montar sua hamburgueria, pense nos fatores que a diferenciarão da concorrência, pois isso também interfere na aquisição dos equipamentos.
Existe uma técnica muito interessante que ajuda no preparo dos alimentos chamada cook chill. Ela diminui o tempo de preparo, aumenta a segurança dos alimentos e otimiza o uso dos seus equipamentos. Caso você tenha interesse em empregá-la, também deve levar isso em consideração.

Acessórios:

Não listamos tudo minuciosamente: para montar uma hamburgueria, é obviamente importante ter utensílios de cozinha. Isso inclui talheres, pratos, copos, panelas, etc. Outro item frequentemente esquecido são os contêineres em que os alimentos serão acondicionados. Para lidar com essa questão, confira nosso post exclusivo sobre armazenamento. E não se esqueça: É importante manter as normas da ANVISA em vista para montar sua hamburgueria!