Empratado ou Buffet – o que muda nos tipos de serviço

Empratado ou Buffet – o que muda nos tipos de serviço

A decisão entre os serviços empratado ou em buffet pode trazer diversas diferenças no planejamento do seu restaurante e até dos equipamentos que você deve comprar.

Há diversas decisões em comum a se tomar para vários tipos de restaurante que você deseje abrir. Mas há outros passos que não permanecem os mesmos, dependendo do tipo de serviço que você escolhe oferecer.
As principais opções de serviço são: o empratado ou o buffet. Os restaurantes “a la carte” com opções individualmente servidas diferem bastante dos que oferecer buffets para self-service.

Os buffets estão bastante populares nos restaurantes atuais. Ainda que não sejam a opção única do estabelecimento, muitos oferecem-no como uma opção. Porém muitos optam pelo buffet como a única opção de distribuição dos alimentos.
Então, se esse for o tipo de serviço adotado pelo seu negócio é importante conhecer bem no que ele difere de um restaurante a la carte e quais serão os novos desafios a serem enfrentados.

A variedade de alimentos servidos

Grande parte dos clientes optam por restaurantes com buffet pela variedade de opções que podem ser escolhidas de uma só vez e na quantidade desejada por eles.
Isso é proveitoso para usuários que priorizam o preço, afinal, este serviço é mais barato do que se cada prato fosse pedido individualmente.
Porém, essa característica dos restaurantes com buffet também apresenta vantagens para o próprio negócio. Em um serviço com um menu mais extenso e fixo, utilizado pelos restaurantes empratados, deve-se sempre estar com o estoque completo e pronto para atender aos pedidos dos clientes. No caso de restaurantes com buffet, você pode adequar o seu menu diário de acordo com o que há em estoque. Assim, é possível fazer adequações sempre que necessário.
Além disso, a variação no cardápio com pratos especiais sempre será vista de uma forma diferente. Como uma surpresa, um agrado. Então, é óbvio que o seu restaurante sai ganhando: é uma ótima maneira de manter os clientes satisfeitos.

Fluxo de operações

Em restaurantes empratados, além da necessidade de se ter um cardápio fixo de opções, os clientes também podem fazer outros pedidos para os atendentes.
Por preferência dos clientes, os chefs muitas vezes precisam mudar a preparação do prato de alguma maneira. Conforme solicitado. Não há dúvidas de que isso torna o trabalho dentro da cozinha mais difícil.
Em restaurantes com buffet, todas as opções disponíveis já estão no balcão de distribuição. Ou seja, não há como personalizar os itens do prato de acordo com a preferência do cliente. Como resultado, esses estabelecimentos possuem um fluxo mais regular em sua produção. Sem existir necessidade de alterações de última hora nos serviços dentro da cozinha.
Por outro lado, é importante dizer que a reposição de comida deve ser constante e ela deve sempre estar na temperatura certa. Por isso, os equipamentos que garantem isso devem ser de qualidade profissional. Na hora de investir é preciso investir com sabedoria.

Equipamentos necessários para restaurantes com buffet

Restaurantes que optam por oferecer buffet precisam de equipamentos extras, diferente dos empratados. Veja a seguir os equipamentos necessários a todo tipo de buffet:

Funcionários

Quando se opta por inserir exclusivamente o sistema de buffet para o seu restaurante, não é necessário ter tantos funcionários recebendo pedidos e atendendo clientes no salão. Nesse tipo de serviço o cliente coloca a própria comida direto do balcão self-service. Assim, tudo que se precisa é de poucos funcionários no salão para monitorar o serviço, oferecer opções de bebidas, limpar as mesas.

buffet para restaurante

Imagem: Shutterstock


Além disso, na cozinha, os cozinheiros devem estar prontos para garantir que a comida seja preparada na hora certa e que haja sempre o suficiente para reabastecer o buffet do restaurante. Afinal, é necessário continuar servindo comida até o momento que os clientes aparecerem.

Desperdício

Essa é uma grande desvantagem de restaurantes com buffet. Os chefs precisam cozinhar uma grande quantidade de comida com o risco de vê-la sendo desperdiçada. O que definitivamente não é bom para o seu bolso.
Os buffets devem estar sempre cheios e atraentes para levarem os clientes até eles. O último cliente a chegar deve ter a impressão de ser o primeiro a se servir.
É imprevisível saber se toda essa comida será ou não consumida. Não há como ter certeza da quantidade de pessoas que irão ao seu restaurante, por mais assertivo que seja seu planejamento. Por isso, é muito importante fazer uma média diária para evitar perda excessiva.
Empratados, por outro lado, não geram tanto esse tipo de problema. Ainda que exijam que você gaste em outros pontos que em buffets não são necessários, como já vimos.

buffet para restaurante

Imagem: Shutterstock


Seja qual for o caso, empratados ou buffets para restaurantes, é fundamental ter um plano de negócios cuidadoso, ter equipamentos que otimizem as operações e que deixem os clientes satisfeitos. E lembre-se: ao escolher qual o seu tipo de serviço, leve em consideração a localização do seu restaurante. Isso terá um peso enorme no sucesso do seu empreendimento, pois cada local conta com um público diferente, que tem preferências diferentes.